Uso mais uma vez os felinos neste trabalho de entalhe em madeira (wood carving), para representar esse complexo diálogo humano animal. Eles são uma família que muito se parece com o homem, apesar do homem muitas vezes se irritar ao ver essas semelhanças.
Dois leões, com alguns traços de fisionomia humana, se comportando como um casal apaixonado que troca afeto e carinho. Mas o tema não é o "humano-animal"? Onde está a figura humana nesse trabalho?
A humanidade não está na forma. Ela está no conteúdo e no conjunto do trabalho. E esta humanidade que se percebe nesse trabalho de entalhe em madeira é a "verdadeira humanidade" (cumplicidade, carinho, afetividade).
Não é difícil perceber que existe um limiar muito tênue entre a ferocidade animal e a humanidade. Creio que seja importante considerar que a ferocidade e a humanidade não são propriedade nem do mundo selvagem nem do ser humano.
Outro elemento de importante ênfase que apresento se refere à força do leão, que está, mais uma vez, associada a elementos de fragilidade (doses de docilidade e suavidade), mas que sugerem que talvez a verdadeira força não esteja somente em ser poderoso e agredir, mas também pode estar em saber baixar a guarda e ser dócil quando for preciso.
Há algo nesta peça que sugere a "humanidade perdida" presente ainda em muitos animais, que, talvez, precise ser um pouco reencontrada e reincorporada ao próprio ser humano.
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