terça-feira, 3 de dezembro de 2013

TON DIAS - ARTE COM MADEIRA E ESCULTURA EM MADEIRA


TON DIAS - ARTE COM MADEIRA E ESCULTURA 

Escultura em madeira - O Elo Perdido


Este é "O elo perdido", um dos magníficos trabalhos de arte com madeira de Ton Dias. É uma das mais expressivas e fortes criações de escultura em madeira que também pertence à principal temática, o Humano-animal (veja em "quadros de animais").

quadros de animais

O trabalho possui, como elemento central, uma mulher nua (nudez quase toda censurada). Existe ali uma postura de "tentar se levantar", com uma pose contida, cabeça abaixada, e cabelo preso.

escultura em madeira

Três figuras de animais selvagens são vistas acima da mulher, como se estivessem afastando dela. Estas figuras, neste trabalho de arte com madeira, são apresentadas como estando inseridas em uma espécie de "aura", ou energia. Um pouco dessa "aura" ainda está remanescente na mulher, apesar de quase toda essa energia se encontrar fora, junto com os animais, indo na direção contrária da figura feminina.

arte com madeira

Na verdade, esta mulher não consegue se erguer porque perdeu sua força motriz. E essa força está na energia dos animais selvagens que seguem escapando dela. A figura humana está sem recursos, pois sua principal fonte se foi. O "elo" que mais a fortalecia se rompeu.

escultura de parede
Madeira: Jequitibá-rosa
Dimensões: 71cm x 36cm x 4cm

Abandonar o espírito selvagem existente na humanidade é enfraquecer o universo humano. Quando o homem se afasta daquilo que está no mais íntimo de seu ser, ele perde sua energia vital e não consegue se erguer.

quadros de madeira


O "elo perdido" é uma escultura em madeira (arte com madeira) que nos faz refletir sobre a perda da verdadeira humanidade. É fácil perceber como a humanidade hoje está fraca e sem poder, sucumbindo facilmente a uma estrutura artificial predatória e impiedosa. Essa falta de potência, no entalhe, está simbolizada na quebra da conexão energética entre a figura humana e as figuras animais. Sem essa "essência animal" será mais difícil conseguirmos nos reerguer, e, infelizmente, continuaremos fracos diante daquilo que vem nos fazendo perder a humanidade.

quadros de parede

O "universo humano sem humanidade" que nos circunda é o retrato dessa mulher da peça de escultura em madeira, um ser sem força pra se erguer, cabeça baixa, de postura contida, e cabelo "aprisionado", onde sua sensação de liberdade (exprimida na nudez da mulher) só pode ser mostrada de forma censurada (vagina escondida, sensualidade aprisionada e seios pouco mostrados). Nós somos e podemos ser muito mais do que isso, desde que o homem possa se reconectar com aquilo que realmente faz parte da natureza humana. Isso nos mostra, mais uma vez, quão complexa é a relação indispensável, inevitável e importante entre o ser humano e o mundo selvagem.

2 comentários:
  1. É dificil encontrar palavras pra descrever a grandeza deste trabalho. De tão deslumbrante, nem parece que é madeira. Um trabalho como esse merece ser conhecido de perto.

    ResponderExcluir
  2. Mais do que um trabalho genial e espetacular, uma visão de mundo forte, perspicaz e libertadora. As pessoas precisam ter mais acesso a seres como Ton Dias, para poderem entender que ainda existe grandeza e beleza no mundo.

    ResponderExcluir